BNCC é implantada nas escolas municipais
Sob a orientação da diretora pedagógica da SME, Sonia Regina da Silva, e a supervisão da secretária de Educação, Sônia Mattos, dia 17 de abril, foi realizada uma reunião com a presença de autoridades locais, diretores escolares e profissionais da educação.
Na pauta, orientações gerais e distribuição de materiais de estudo sobre o “Dia D da Base Nacional Comum Curricular”, que aconteceu dia 20 de abril em todas as escolas municipais.
A equipe pedagógica da SME percorreu todas as escolas e conferiu de perto o empenho dos estabelecimentos para a implementação da BNCC.
Explicações sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. A Base define o que todos os alunos têm o direito de aprender e será referência para a (re) elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país.
Para iniciar a mobilização em torno desse documento histórico, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) propõem que a discussão sobre a BNCC aconteça em todas as redes e escolas públicas e privadas do país.
Assim sendo, foi sugerido que as secretarias e as escolas organizem o “Dia D”, com apresentações, debates e compartilhamentos sobre a BNCC junto às equipes técnicas, equipes gestoras, professores, pais e alunos.
É importante lembrar que, além do “Dia D”, a discussão se estende e se aprofunda ao longo do ano.
Objetivos do “Dia D”
Promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da BNCC em todas as localidades do Brasil, envolvendo secretarias, escolas e comunidade escolar. Trata-se de uma aproximação ao texto homologado da BNCC, por meio de apresentações, atividades e dinâmicas propostas. O “Dia D” teve um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia.
Fonte: Prefeitura de Bicas