Bicas conquista inédita medalha de prata nos XVII Jogos dos Advogados Mineiros
Por Fabiano de Almeida Candido
O XVII Jogos dos Advogados Mineiros, ou simplesmente JAM 2018, foram disputados entre os dias 02 e 06 de Outubro, em Belo Horizonte, e repetiu o sucesso das edições anteriores. O evento esportivo uniu mais de 2.500 inscritos (entre advogados e estagiários), divididos em 67 delegações, com cerca de 90 Subseções representadas!
A famigerada Olímpiada dos Advogados possui uma grandiosa infraestrutura para recepcionar todos esses profissionais da área jurídica: entre parcerias com grandes hotéis de Belo Horizonte para acomodar a todos, clubes da cidade onde são disputadas as mais de 30 modalidades de jogos, tais como o Clube Vilarinhos (futsal masculino e feminino), Clube os Oficiais no Prado (peteca masculina e feminina), a UFMG (atletismo nos estilos 100 e 200 metros e 1,5 KM – masculino e feminino) e, o principal deles, o Sesc – Venda Nova, onde se disputam os demais jogos (em destaque: o futebol de campo, society 40 anos e o legend 50 anos. Tem-se ainda, as modalidades mistas na sinuca, dama e xadrez, dança de salão e o jogo de baralho com truco e biriba. No voleibol, tênis de mesa, handebol, natação (50 e 100 metros) também são disputados: masculino e feminino. O SESI, além de toda esta infraestrutura, ainda, proporciona aos advogados a parte de lazer, entre shows diários, DJ’s, almoço e jantar e, ao fim, um churrascão regado a muito chopp e refrigerante.
Nossa querida cidade de Bicas marcou presença com a maior delegação, proporcionalmente ao número de inscritos na comarca. Vinte e oito advogados, entre comissão técnica, apoio e atletas, estiveram presentes nesse belíssimo evento.
Bicas iniciou sua participação já na terça-feira, dia 02/10, com as advogadas Bianca Rossi e Cristina Souza, na modalidade baralho/biriba, que teve a participação 30 cidades e, nossas atletas, em dias intensos e exaustivos, chegaram até as inéditas semifinais contra Ribeirão das Neves.
No segundo dia, 03/10, foi a vez do futsal, com nosso querido Alvará FC: o sorteio não favoreceu muito a equipe biquense, que enfrentou de cara a pedreira OAB-Barreiros. Sob a supervisão técnica de Fabiano Candido, a vitória não veio, mas a sensação de bater de frente com uma das grandes equipes foi um alento para nossa delegação: OAB/Bicas (Alvará FC) 03 x 04 OAB/Barreiros.
No terceiro dia, tivemos o atletismo, com quatro representantes de Bicas, sendo três na modalidade 200 metros, Rafael Bruno Campos, Josiane Borges e Larissa Fernandes. Rafael garantiu uma excelente quinta posição no geral, Larissa ficou em sexto, ambos por pouco não somaram pontos para Bicas. Bianca Caetano disputou os 1,5 km.
Na natação, nossa única competidora, Leize Leite, foi destaque, vencendo sua bateria de 100 metros, ficando na sexta colocação geral, em meio a 32 nadadoras. Ela competiu, ainda, na modalidade de 50 metros, alcançando a nona posição no geral.
Nosso tenista Magela Longo teve parada dura nas eliminatórias, no confronto entre Bicas X Mariana. Ainda, no tênis de mesa, Bicas venceu Divinópolis, Diamantina e Pouso Alegre, conquistando o primeiro lugar do Grupo C.
Em continuidade, não logrou êxito para ir a final, parando no forte ataque do jogador adversário de Montes Claros que, ficou com o vice-campeonato, perdendo para Uberaba.
O quarto e último dia dos jogos reservava para Bicas algo especial: a inédita medalha de prata, na modalidade peteca masculina, jamais alcançada em anos anteriores. Cinquenta e uma cidades entraram nessa disputa. O Trio de Bicas, composto por Fabiano Candido, Ricardo Matos e Gustavo Barroso, iniciou os embates, na primeira fase, contra Salinas e conseguiu a vitória, por 2 sets a 0, mesmo placar se repetindo no segundo jogo, quando Bicas venceu Uberaba, credenciando-se à decisão do Grupo C, contra Varginha, que perdeu para o trio biquense.
As quartas de finais vieram contra a boa dupla de Bocaiuva, campeã do Grupo F. Dois sets duríssimos colocaram à prova o trio biquense, que se classificou à inédita semifinal (parciais de 21 a 13 e 21 a 15). Foi na raça e na superação. A equipe semifinalista de Bom Despacho iniciou dura a partida e, o primeiro set foi disputado até o fim, ponto a ponto (21 a 17 para Bicas). O segundo set não foi diferente, e os biquenses se superaram ao vencê-lo por 21 a 16. A surpreendente medalha inédita de Bicas estava garantida! A dupla surpresa chegou a final sem perder nenhum set. Na final, a super pedreira tetracampeã, Montes Claros, que venceu Bicas (deu seu máximo, sem perder o ímpeto e a vontade). Resultado: parciais de 21 a 13 e 21 a 15 para os adversários. Assim, o ouro foi conquistado por Montes Claros, e Bicas escreve seu nome no JAM, como vice-campeão mineira de peteca!
À noite, uma super cerimônia aconteceu na praça de eventos do SESC, com shows e festa, concluindo todo o sucesso que fora o JAM 2018.
Por fim, destaca-se que o JAM foi mais um evento realizado pela CAA/MG – Caixa de Assistência aos Advogados, sem utilizar a anuidade paga pelos advogados.