Autoridades biquenses participam da 1ª. Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania

O prefeito Honorio de Oliveira e o vereador Rafael Candido Aquino participaram da 1ª. Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, quinta-feira, 29 de agosto, às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora.

O evento, realizado pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, aberto ao público, contou com a participação do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; e do doutorando em políticas públicas, especialista em segurança pública, consultor de comunitas e presidente do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, que falou sobre o “Pacto pela Paz”.

Tema central

O tema central foi retirado da Constituição Federal, no título quinto, que ressalta a defesa do Estado e das instituições democráticas. O artigo 144 ressalta: “Segurança pública: dever do estado, direito e responsabilidade de todos”. A Conferência foi voltada a representantes das forças de segurança, da sociedade civil organizada, de órgãos públicos e população em geral.

O ministro, integrante da mesa de abertura, elogiou o evento, notadamente, por permitir manifestações da sociedade para a construção de um plano de segurança pública. “Se não tiver participação social e dedicação dos gestores, quando o Governo Federal transferir os recursos, a consequência será um dinheiro mal-empregado. Espero que em breve, as medidas que estão sendo aqui tomadas possam se concretizar em uma política bem-feita de redução da criminalidade”, destacou.

A solenidade contou, ainda, com a presença do prefeito, Antônio Almas; do secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Sóter de Figuerôa Neto (ambos de Juiz de Fora); e demais autoridades.

A programação da conferência incluiu as seguintes mesas temáticas: integração das forças de segurança, prevenção social, diálogo e participação popular, prevenção social do crime e construção da cultura de paz, pesquisa e produção de inteligência, violência contra a mulher e o papel da imprensa.

Na foto, vereador Rafael, prefeito Honório, deputado federal e presidente do MDB de MG, Newton Cardoso Jr, ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, e Dirceu Falce, ex-superintendente regional da extinta RFFSA/JF, e membro do MDB de Juiz de Fora

Fonte: Prefeitura de Bicas