Assim é Bicas: Viação Santos; Confira um pedaço da história desta grande empresa biquense

Viação Santos

Em fevereiro de 1957, José Croce adquiriu a empresa e comprou dois ônibus, um deles zero km. Ambos importados, da marca Mercedes Benz.

A empresa executava apenas um horário para Juiz de Fora, saindo pela manhã, às 07h15, e retornando às 16h15, devido à precariedade das estradas de terra. Na época das chuvas, era necessário colocar correntes nas rodas traseiras para desatolar os carros.

Em 1965, no centenário de Juiz de Fora, a empresa foi condecorada, através de seu sócio, José Croce, pois estava inaugurando mais um horário saindo de Bicas, às 08h45.

Com o passar do tempo, a Santos adquiriu mais ônibus e conta atualmente com 32 horários entre Bicas e Juiz de Fora, além de mais 30 horários entre Bicas e Guarará, criando também uma linha municipal para atender os principais pontos da cidade, como os bairros Saracura, Campo do Leopoldina e o distrito de Santa Helena. Assim sendo, atendeu a uma antiga solicitação popular.

A viação hoje tem 13 ônibus, marca Mercedes Benz e Scania, sendo o mais antigo, do ano 2008, e o mais novo fabricado em maio de 2014.

São ônibus de última geração, equipados com tacógrafos (regulador de velocidade), e um aparelho “Life”, que registra qualquer esforço acima do normal do veículo, como: freadas bruscas, curvas, rotação e pressão do óleo, evitando assim um desgaste prematuro dos pneus, freios e peças, proporcionando um elevado nível de segurança para os passageiros, que é o principal objetivo.

Em 1992, a empresa adquiriu um terreno de 3.000 m2, onde construiu uma nova garagem, com uma infraestrutura completa para a manutenção de seus ônibus, equipada para todo e quaisquer serviços de reparos, manutenção e limpeza, sendo este último item um motivo de muito orgulho para seus administradores, além de um prédio para a parte administrativa.

A Viação Santos Ltda. conta com um total de 35 funcionários, que além do salário da classe, recebem ainda cestas básicas de alimentos, plano de saúde e seguro de vida.

A área de venda de passagens é informatizada, para maior rapidez no atendimento aos usuários, que contam também com a infraestrutura da Viação Santos para os serviços de turismo para todo o Brasil, levando o nome de Bicas para várias regiões do país.

A administração da empresa conta hoje com a participação dos filhos e netos que, com união, dedicação e honestidade honram o nome do saudoso José Croce.

           José (Juca) Croce, à esquerda, com seu primeiro caminhão, transportando uma mudança para Londrina (PR)
                                                               Ônibus nº. 02 da empresa, em 1957
                                                                               Ônibus nº. 03
                                                                     Ônibus nº. 04 – Ciferal
                                                          Primeiro ônibus Monobloco, em 1971
                                                               Frota de Monobloco, em 1981
                                                                          Frota em 2006
                                                                           Frota em 2010
Na antiga estação ferroviária de Bicas: José Augusto, Maria José e Sônia Croce, Wander Sarto, José Maria Croce (agradecendo em nome da família), Noé Fonseca, Jair Croce, Geraldo Croce e Dª. Maria Augusta Calzavara Croce (viúva do homenageado) na inauguração do Terminal Rodoviário José Croce
                                                Os sócios José Maria, Márcio e Antônio Carlos Croce
                                                      Os sócios José Augusto e Márcio Croce
Dª. Adélia Croce (viúva de Domingos Croce) com os filhos Geraldo, Sebastião, José, Jair, Jadir, Maria, Paulo e Hélio Croce
                                   Paulo, Jair, José, Dª Adélia, Geraldo, Sebastião e Hélio Croce