Aquisição e revitalização do terreno da extinta Rede Ferroviária

Desde o encerramento das atividades da Rede Ferroviária e a demolição das suas instalações, o pátio localizado no centro da cidade passou por reformas e acordos com o governo federal, nos anos 90, objetivando a aquisição do imóvel pelo município. Após interrupção dos pagamentos pela prefeitura, o terreno retornou para o governo federal. Assim sendo, acumulou-se uma dívida de R$9 milhões. A atual administração conseguiu uma nova renegociação e um novo acordo para que esse importante patrimônio histórico ficasse de vez com o município de Bicas. Só agora, após o terreno retornar de vez para Bicas, a prefeitura conseguiu iniciar um projeto de revitalização do espaço, que tem por objetivo transformar a área em um novo ícone de modernidade, acessibilidade (cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção) e mobilidade para todos os cidadãos.
O referido projeto tem dois principais objetivos interconectados. O primeiro, é a construção de uma escadaria que se estenderá por todo o antigo leito da ferrovia, que não será apenas funcional, mas também uma obra que ampliará a visibilidade, integrando o espaço da rede com todo o centro da cidade, tornando-se um ponto de encontro e contemplação para todos os moradores e visitantes.
O segundo objetivo é a criação de um estacionamento moderno e eficiente ao longo da antiga área da ferrovia, atendendo não só as necessidades de mobilidade da cidade, mas também contribuirá para o aumento do número de vagas no local. Ao proporcionar uma solução de estacionamento centralizado, esse projeto, junto ao planejamento de mudança do trânsito, ajudará a reduzir o congestionamento nas ruas e a melhorar a fluidez do trânsito.
Em última análise, esse projeto representa uma visão ousada para o futuro da cidade. Ele simboliza a capacidade de uma comunidade de honrar sua história, enquanto abraça o progresso e a modernização. À medida que as escadarias se erguem, e os estacionamentos tomam forma, biquenses estarão construindo não apenas infraestrutura física, mas também um símbolo de unidade, acessibilidade e modernidade para todos os seus cidadãos. Essa é uma transformação que não só revitalizará o centro da cidade, mas também revitalizará os corações e mentes de todos os biquenses.