Após confirmação de Covid-19 em detentos, presídio de Bicas entra em quarentena e suspende visitas
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Por g1 Zona da Mata — Bicas
O Presídio de Bicas está sob quarentena e com a visitação suspensa após a confirmação de nove casos de Covid-19 em detentos. A informação foi confirmada ao g1 nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
De acordo com a assessoria do órgão que administra o sistema prisional, além da visitação também está suspensa a admissão de novos presos, até que seja cessado o período de isolamento. A decisão foi tomada pela Sejusp após avaliar a situação epidemiológica da unidade.
Na última terça-feira (7), o g1 mostrou que a situação ainda passava por avalição e esclareceu que a possibilidade da suspensão não se dava por questão de segurança. A situação vinha sendo questionada após a suspensão das visitas no último fim de semana devido a uma manifestação.
Na ocasião foi registrado um movimento de subversão da ordem, com chutes nas portas e gritos. A situação envolveu detentos de três celas do Presídio de Bicas e algumas estruturas foram danificadas.
Detentos de uma das celas derrubaram a porta do local, mas foram contidos por policiais penais. Presos de outra cela passaram um colchão pelas grades, atearam fogo e o jogaram no pátio. Com a chegada de reforço, a situação foi controlada.