Apesar de você

Lá pelos idos dos anos 60, apareceu um juiz em Bicas, que era uma mistura de xerife com delegado. Um perfil certo para aquele momento; enfim, o rei da cocada preta. Dr. Amilar foi designado pelos militares, com carta branca para agir.

Havia uma zona de conflito no Espírito Santo e a Região Militar de Juiz de Fora estava de antena ligada… Enquanto isso, em Bicas, mais precisamente na sede do Sport, um general, que estava sendo homenageado, levou um soco na cara… 

Assim, Dr. Amilar caiu como uma luva para conter os ânimos. Uma de suas primeiras medidas foi criar o Comissariado de Menores, convocando os homens “de bem” para tal empreitada. Numa noite, nós os moleques, estávamos brincando de esconde-esconde na Praça dos Aposentados quando chegaram dois comissários no carro da polícia e nos levaram para a delegacia.

Enquanto nossos pais estavam sendo avisados, levamos a maior bronca, quando chegou o Goty, pai do Maninho, indagando qual o motivo de estarmos ali? O Juiz secamente respondeu que perturbávamos a ordem na praça.

Um outro pai, perplexo, indagou: brincar na praça é crime? O xerife quase o prendeu por desacato. Por fim, nos mandou para casa, com recomendações de ficar na rua somente até escurecer; caso contrário, se algum de nós aparecesse por lá novamente, ele mandaria para o reformatório de Sete Lagoas.

Minha mãe chorava de medo e de raiva. Quando chegamos em casa, quase apanhei. Aos poucos a vida foi voltando ao normal. Dr. Amilar começou a meter os pés pela mão e foi mexer com os graúdos… Com isso, se enfraqueceu e perdeu o apoio dos homens “de bem”… Logo, logo, foi transferido para outra comarca.  Bicas temerosa.