Ambulância do SAMU passa a operar no Ana Nery

O Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (Cisdeste), que tem como presidente o Prefeito de Bicas, Honorio de Oliveira, e como assessor técnico, Moises Abdo de Souza, inaugurou nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, mais um ponto de apoio de atendimento, dentro do Hospital Ana Nery, no bairro Grama, em Juiz de Fora.

De acordo com o Secretário Executivo do Cisdeste, Denys Arantes Carvalho, foi feito um estudo de viabilidade técnica, que comprovou a necessidade da implantação do ponto de apoio na região nordeste. “Nós trabalhamos com vidas, e por conta disso, o tempo-resposta pode ser decisivo nos casos mais graves. Com esse trabalho, estamos mais próximos dos municípios de Chácara, Coronel Pacheco e da região nordeste de Juiz de Fora.”

O Prefeito de Chácara, Emerson Damião, destacou que “o ponto de apoio era um desejo antigo dos moradores daquela cidade.” Damião ressalta que em alguns casos as ambulâncias demoravam para atender os pacientes e que, agora, o ponto de apoio vai ajudar para acelerar o atendimento para quem mais precisa.

Segundo o vereador juiz-forano, Marlon Siqueira, “a ação é o símbolo da força do diálogo. O que fizemos foi articular, unir todos os atores envolvidos, o Cisdeste, o Ana Nery, a prefeitura e a população para a realização do projeto. Através desse novo posto de apoio, os chamados de urgência e emergência feitos pelo 192 em bairros como o Grama, Parque Independência, Bandeirantes e Granjas Betânia, por exemplo, poderão ser atendidos em um tempo muito mais ágil – o que pode ser o diferencial para salvar uma vida”, explica, destacando também o trabalho com os moradores, que se organizaram em uma comissão para debater a saúde na região.

A solicitação, feita pelo Prefeito de Chácara, Emerson Damião Duque, desde o início de sua gestão, e pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, por meio do vereador Marlon Siqueira, tem como objetivo central diminuir o tempo de chamadas do atendimento de urgência e emergência nos bairros da região nordeste de Juiz de Fora e em cidades próximas como Chácara e Coronel Pacheco.

O Consórcio está presente em 94 municípios. A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6 USB (Unidade de Suporte Básico) e 2  USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio, há, ainda, outras 31 ambulâncias.

Fonte: Prefeitura de Bicas