Abrasel divulga os vencedores do JF Sabor 2025 Ouro de Minas

Marilene Rachel – omunicipioonline.com.br

Premiação destaca a versatilidade do queijo mineiro na gastronomia regional

Juiz de Fora, 5 de novembro de 2025 – A 23ª edição do festival JF Sabor, promovida pela Abrasel Zona da Mata, encerrou-se nesta terça-feira com a cerimônia de premiação no Trade Hotel. Com o tema “Ouro de Minas”, o festival desafiou chefs e cozinheiros a transformar os queijos mineiros em protagonistas de suas receitas, celebrando tradição, técnica e criatividade.

O festival movimentou a gastronomia juiz-forana e gerou mais de R$ 1 milhão em faturamento total estimado com a comercialização de 15.133 pratos em 38 dias.

Entre nove grandes vencedores da noite um dos destaques foi a Vero Vino que garantiu o troféu de campeão em duas categorias: na Sanduíches e Hambúrgueres, com o “Isso não é um Hambúrguer”; e na Sobremesas e Confeitaria, com o Trio Mineiro. O bar também levou para
casa o terceiro lugar na categoria Massas, com a receita “Pingo e Porco”.

Na categoria Prato Principal – sempre uma das mais disputadas do JF Sabor – o Ateliê das Massas levou o troféu de campeão com o “Princeso de Minas”. Na categoria Petiscos e Porções, a Bace’s Batataria conquistou a primeira colocação com a “Batata Suíça com Alma de Minas”. Já o Restaurante o Cachorrão venceu pelo quarto ano consecutivo a categoria Self Service com o prato “Peito Cremoso e seus Queijos”.

A Bom Brasileiro conquistou o primeiro lugar em Quitandas, com o “Petito Caramelizado” e o terceiro lugar na categoria Sobremesas e Confeitaria, com a “Doce Julieta”. O Louge Sushi levou o troféu de campeão na categoria na Cozinha Oriental com o “Sushi Gold”, Na categoria Massas o prato “Fonduta da Serra” criado pelo Espaço Café Central foi o grande vencedor. Já na categoria Pizzas, a Fortes Pizzaria brilhou com a Padrão de Minas, com direito a espuma de vinho e telha de queijo parmesão.

Outro destaque do festival foi o São Bartolomeu, que conquistou o terceiro lugar em Sanduíches e Hambúrgueres com o “Porquin di Minas” e o segundo lugar em Sobremesas e Confeitaria com o “Café da Manhã”, reafirmando sua relevância e consistência na gastronomia local.

EQUIPE NOTA 1000

As equipes das casas participantes também foram premiadas através de uma avaliação do público no quesito ATENDIMENTO. O primeiro lugar do “Troféu Equipe Nota 1000” ficou com os colaboradores do Madame Gevah, que além do troféu faturaram R$5 mil ofertado na parceria entre a Abrasel e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Similares, Turismo e Lavanderias de Juiz de Fora e Região (SINDECOHTUL). Os troféus de segundo e terceiro lugares ficaram com as equipes da Pipita e do Point Nobre.

Em sua 23ª edição, o festival reuniu 46 estabelecimentos e 51 receitas exclusivas, todas criadas a partir do desafio de utilizar um queijo mineiro e o queijo do patrocinador Sabor da Serra.

O JF Sabor foi realizado entre 19 de setembro e 26 de outubro, transformando Juiz de Fora em um verdadeiro roteiro de sabores e criatividade.

Lista completa dos vencedores do JF Sabor 2025 – Ouro de Minas

Prato Principal
1°Lugar: Princeso de Minas – Ateliê das Massas
2°Lugar: Causos e Prosas – Madame Geváh
3°Lugar: A Espetacular Crocância – Los Mex

Petiscos e Porções
1°Lugar: Batata Suíça com Alma de Minas – Baces Batataria
2°Lugar: Nuvens de Minas – Santé
3°Lugar: Pipita é Minas, Uai! – Pipita

Sobremesas e Confeitaria
1°Lugar: Trio Mineiro – Vero Vino
2°Lugar: Café da Manhã – São Bartolomeu
3°Lugar: Doce Julieta – Bom Brasileiro Cafeteria

Sanduíches e Hambúrgueres
1°Lugar: Isso não é um Hambúrguer – Vero Vino
2°Lugar: Polêmico Burger – Raffas na Brasa
3°Lugar: Porquin di Minas – São Bartolomeu

Pizzas
1°Lugar: Padrão de Minas – Fortes Pizzaria
2°Lugar: Trilogia do Ouro – Spoleto Independência
3°Lugar: Preciosa – Babbo Giabba Pizzeria

Massas
1°Lugar: Fonduta da Serra – Espaço Café Central
2°Lugar: Pingo e Porco – Vero Vino
3°Lugar: Nhoque Ouro de Minas – Delícias da Andrea

Self Service
1°Lugar: Peito Cremoso e seus Queijos – Restaurante O Cachorrão
2°Lugar: Escondidinho Point Nobre – Point Nobre
3°Lugar: Escondidinho Sabor de Minas – Restaurante Resenha

Cozinha Oriental
1°Lugar: Sushi Gold – Louge Sushi
2°Lugar: Combinado… Por dentro é Minas – Vila Clube

Quitandas
1°Lugar: Petito Caramelizado – Bom Brasileiro