Como foi o Encontro para o Desenvolvimento Econômico de Bicas

omunicipioonline.com.br

Na segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2025, o Cine Fama recebeu um encontro marcante sobre desenvolvimento econômico em Bicas. Autoridades locais, representantes dos setores do comércio, indústria, serviços e agropecuária participaram de um evento promovido pela Ace Asscom ( ASSCOM de Bicas), Prefeitura Municipal de Bicas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e pela Câmara M. de Bicas, por meio do vereador Max Neves, com a intermediação de Magela Matos, que abriu um debate essencial sobre os desafios da transformação econômica que a cidade enfrenta.

O ponto alto do encontro foi a palestra de Bruno Araújo, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Ele apresentou dados atualizados sobre a economia do estado e destacou as oportunidades de acesso a recursos voltados para projetos inovadores, capazes de impulsionar diferentes setores da economia local.

Entre os temas debatidos, ganhou destaque a necessidade de inovação no comércio. Foi enfatizado que a migração para o e-commerce é urgente para garantir competitividade nas vendas. Ficou evidente que a resistência a essa nova forma de negociar pode ser fatal para muitos estabelecimentos. Apesar de possuir um comércio expressivo, Bicas já testemunha o fechamento de lojas diante da força do comércio digital.

Outro ponto relevante foi a escassez de mão de obra especializada para atender às demandas das confecções e serviços. A chamada geração Z, que deveria estar ingressando no mercado de trabalho não conseguem iniciar uma trajetória profissional. O excesso de assistencialismo, sem políticas eficientes de capacitação e renovação, agrava ainda mais esse cenário.

Os debates convergiram para um consenso: os setores produtivos precisam ter maior participação nas decisões político-econômicas. Ao final, ficou clara a necessidade da criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal, formado por representantes de cada setor, com a missão de propor soluções e alinhar estratégias para o futuro da cidade.

O empresário Ricardo Rossi reforçou a importância de um plano diretor que contemple ações de curto, médio e longo prazo, preparando Bicas para enfrentar mudanças tributárias e estruturais. Ele destacou a localização estratégica da cidade, a apenas 40 km da BR-040 e 60 km da Rio-Bahia, e a necessidade de aproveitar essa configuração com visão de futuro.

Também, foram apresentadas soluções pontuais, uma delas: A Dra. Cristina Carreiro destacou a oportunidade que surge com a expansão da produção de laranja, que vem se deslocando de São Paulo para Minas Gerais, abrindo novas perspectivas para a agricultura local. Temas como esses foram debatidos de forma intensa e aprofundada.

O consenso final foi de que a criação de um Conselho de Desenvolvimento em Bicas é fundamental para a construção de um plano decenal, capaz de atravessar diferentes gestões públicas e assegurar um olhar contínuo para o desenvolvimento local, passo decisivo rumo a um futuro mais planejado, inovador e sustentável para Bicas.