5G: São João Nepomuceno e mais três cidades da Zona da Mata e Vertentes podem contar com ativação do 5G
As localidades contempladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta remessa foram Barroso, Carandaí, São João del Rei e São João Nepomuceno.
Por g1 Zona da Mata
A partir da segunda-feira (23) mais quatro cidades das regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes pode contar com a ativação do sinal 5G. As localidades foram contempladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os novos municípios aptos a operar com a tecnologia de quinta geração de redes móveis são: Barroso, Carandaí, São João del Rei e São João Nepomuceno. Mais de 160 mil habitantes poderão usufruir da alta velocidade e baixíssima latência da tecnologia.
Em todo o estado, com essa nova remessa, já são 425 municípios aptos a operar com a tecnologia 5G, que além ser até 20 vezes mais rápida em comparação ao 4G, oferece melhor tempo de resposta.
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, para liberar a faixa de 3,5 GHz, na qual opera o sinal de 5G.
O Ministério das Comunicações (MCom) ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.