JACYR MOREIRA

Faleceu em Bicas, no dia 02 de junho, aos 80 anos.

Natural de Santo Antônio do Aventureiro, era viúvo de Maria Helena Terra Moreira e deixa a filha Gabriela, casada com Rodrigo Oliveira Cazarim, e dois netos: Luiza e Gabriel.

Jacyr Moreira sempre atuou na área da pecuária leiteira e nela se destacou em nossa cidade e região.

Desportista, atuou pelo Esporte Clube Biquense, na década de 60, clube pelo qual foi campeão nos torneios promovidos pela Liga Amadorista Biquense.

Desfrutando de um bom conceito na comunidade biquense, ingressou na política, se elegeu e exerceu o cargo de Prefeito Municipal de Bicas, por dois mandatos. O primeiro, de 01/01/1989 a 31/12/1992 e o segundo, de 01/01/1997 a 31/12/2000, deixando inúmeras realizações, entre elas, a Policlínica Dr. Harrisson Mendonça, Grupo Escolar Maria Antonieta Gomes de Souza e o Bairro Edgard Moreira.

Seu corpo foi velado no salão nobre da Câmara Municipal e sepultado no cemitério municipal de Bicas.

TERESINHA NORONHA S. BIANCO

Faleceu dia 31 de maio, em Juiz de Fora, aos 91 anos.

Teresinha era viúva de Wolney José de Campos Bianco. Deixou três filhas (Alzira, Rosely e Sílvia), quatro netas (Rosane, Flávia, Renata e Fernanda) e dios bisnetos (Marina e Augusto).

Residiu durante muitos anos em Bicas e, posteriormente, em Juiz de Fora, sendo estimada por todos que com ela conviveram.

Sepultada em Bicas.

PROFª  AUTA MACHADO DE SOUZA

Faleceu dia 24 de maio, na santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, aos 94 anos.

Natural de Maripá de Minas, filha de Olívia Ferreira Machado e Bertholdo Garcia Machado, era irmã de Murilo, Moacyr (Tatá), Walter, Conceição, Milton, Rubens, Lauro e Zilá (já falecidos) e de Iná Machado Possas Araújo e Oiára Ferreira Machado.

Viúva de Francisco Furtado de Souza (Chiquito), teve cinco filhos: Maria Olívia e Maria Cristina (já falecidas), Walter, José Francisco (Kico) e Adriana Machado de Souza. Deixa netos e bisnetos.

Dª Auta sempre residiu em Maripá de Minas,  destacando-se  como educadora e nos trabalhos comunitários. Católica, manteve sempre sua fé, participando das atividades religiosas da paróquia.

Exímia na arte dos bordados, tinha como distração cuidar do seu jardim e de suas orquídeas.

Seu corpo foi velado na Casa da Cultura e sepultado no cemitério municipal de Maripá de Minas.

NEWERTON DE OLIVEIRA PINHO (NEVITO)

Faleceu dia 23 de maio, dia em que completava 82 anos.

Natural de Bicas, viúvo de Eunice Soares Pinho, deixa os filhos, Erler e Eveline, mãe de sua neta Isabela. Era irmão de Norton e Neide (já falecidos) e de Nancy.

Técnico em contabilidade pelo Ginásio Francisco Peres, trabalhou na Casa do Compadre (Irmãos Lamha) e no Bemge, onde se aposentou. Montou um conceituado escritório de contabilidade, assessorando inúmeras empresas de nossa cidade e região, sempre com zelo e competência.

Desportista, considerado um dos melhores jogadores da época de ouro do futebol de nossa cidade, anos 50/60 e 70, Nevito iniciou sua carreira no juvenil do Leopoldina, tendo como técnico o Sr. Edgard Arezo. Posteriormente,  atuou no 2º time do Serrano F.C. e marcou sua carreira defendendo com categoria e dedicação a camisa do Esporte Clube Biquense, seu clube do coração, sagrando-se campeão da Liga Amadorista Biquense nos anos de 1955, 1957, 1961, 1963, 1964, 1968, 1969 e do Torneio João Havelange em 1972.

Além do futebol de campo, praticou com destaque o vôlei e o futebol de salão.

Alegre e participativo, gostava de cantar nas serestas que aconteciam na residência do saudoso Joel Antunes.

Participava anualmente, com uma turma de amigos, de uma pescaria que ele denominava “Viagem Fantástica”, enviando, sempre que voltava, as fotos da turma com os peixes fisgados.

Todo ano, no dia 29 de abril, aniversário do jornal, comparecia ao nosso escritório para levar o seu abraço e participar do “Encontro Informal”.

Sepultado em Bicas.

Republicamos AQUI a entrevista com o jogador Nevito / jornal O Município, de novembro de 2013

REGINA GAUDÊNCIA SOUZA LAZARINI, faleceu dia 31 de maio, aos 64 anos. Natural de Bicas, filha de Manoelina Pinto de Souza e Geraldo de Souza, residia na Rua Francisco Gonçalves de Souza, em Bicas/MG.

JOÃO JACINTHO VIEIRA, faleceu dia 30 de maio, aos 82 anos. Natural de Bicas, filho de Amélia Antônia da Silva e Pedro Jacintho Vieira, residia na Rua Joaquim Fernandes Alhadas, em Bicas/MG.

JOSÉ LUIZ MARTINS, faleceu dia 22 de maio, aos 52 anos. Natural de Juiz de Fora, filho de Edir Valero Martins e José Lourenço Martins, residia na Rua Gentil Corrêa de Almeida, em Bicas/MG.

MARIA LEIA DA COSTA UZERI, faleceu dia 20 de maio, aos 76 anos. Natural de Guarará, filha de Maria Henriques de Oliveira e Antônio Miguel da Costa, residia na Rua Boa Vista, em Bicas/MG.

ANTÔNIO JOSÉ DE OLIVEIRA, faleceu dia 18 de maio, aos 69 anos. Natural de Mar de Espanha, filho de Maria Helena de Oliveira, residia na Rua José Varanda, em Bicas/MG.

JOSÉ GRIGÓRIO FILHO, faleceu dia 12 de maio, aos 62 anos. Natural de Engenho Novo, filho de Alzira Ângelo Grigório e José Grigório, residia na Rua Garcia Passos, em Bicas/MG.

LUZIA MACHADO LEITE, faleceu dia 09 de maio, aos 90 anos. Natural de Maripá de Minas, filha de Delvides Maria da Conceição e Emídio Silvestre Machado, residia na Rua José Varanda, em Bicas/MG.

LEVI BARBOSA, faleceu dia 07 de maio, aos 66 anos. Natural de Bicas, filho de Maria de Lourdes Barbosa e Lucas Barbosa, residia na Rua Padre Manoel Pires Pereira, em Bicas/MG.

LUZIA DE OLIVEIRA DA CRUZ, faleceu dia 07 de maio, aos 89 anos. Natural de Rochedo de Minas, filha de Sebastiana Maria de Jesus e Pedro de Oliveira Duarte, residia na Rua Morvan Dias de Figueiredo, em Bicas/MG.