Obituário
ASSUÉRIA FERNANDES MACHADO
Faleceu dia 30 de outubro, aos 81 anos. Natural de Mar de Espanha, filha de Juracy Fernandes de Oliveira e Sebastião Pinto de Oliveira. Residia na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Bicas, cidade onde foi sepultada.
DOMINGOS CROCE
Faleceu no Rio de Janeiro dia 26 de outubro, aos 63 anos. Natural de Bicas, membro da estimada família Croce de nossa cidade, era filho de Yeda Croce e do saudoso Geraldo Croce (Mão de Onça). Deixa os irmãos Fernando, Adeliana, Marcus e Gracie e o filho Caio, além de inúmeros parentes e amigos.
JORGE SENNA DE PAULA (JORGINHO)
Faleceu dia 16 de outubro, aos 70 anos. Natural de Bicas, filho dos saudosos Iliete Senna de Paula e José de Paula Júnior. Casado com Lígia Marques de Paula, deixa os filhos Diogo e Monalisa, além dos netos e das irmãs Josete de Paula Fernandes e Rita de Cássia Paula de Sousa Ramos. Desportista, atuou como goleiro no Esporte Clube Biquense e no Leopoldina F.C. Residia em Juiz de Fora, onde atuava com destaque no ramo imobiliário.
LAERTE BIGNOTO
Faleceu dia 15 de outubro, aos 95 anos. Natural de Rio Novo, filho de Emília Alves Bignoto e Felício Bignoto, era natural de Rio Novo, mas ainda criança veio residir em Bicas. Casou-se com Cléa Carvalho e teve seis filhos: Emília, Laerte, Leandro, Lônidas, Léderson e Luciano. Tinha 13 netos e 4 bisnetos.
Construiu sua história, atuando com ética e de forma visionária na política e na sociedade de Bicas, onde fez vários amigos. Trabalhou na Fábrica de Calçados Almirante/Francúrzio, durante toda a sua vida, ocupando o cargo de encarregado geral. Montou uma empresa de costura manual, que trabalhava para a referida empresa, gerando emprego para mais de 30 pessoas.
Com sua postura agregadora, fez muitos amigos, destacando-se no Esporte Clube Biquense, como sócio-fundador e ocupando, por diversas vezes, os cargos de diretor e presidente. Sepultado em Bicas.
ASMIR MEDEIROS DA SILVA faleceu dia 15 de outubro, aos 77 anos. Natural de Ipatinga/MG, filho de Maria Medeiros Pimenta e José Venuto de Souza. Residia na Rua Geraldo Bento Nogueira, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
JOÃO BOSCO MAURÍCIO faleceu dia 13 de outubro, aos 74 anos. Natural de Engenheiro Passos (Resende), filho de Ana Gertrudes e Antônio Maurício. Residia na Rua Jorge Salomão, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
SEBASTIÃO MIGUEL NASSIFE faleceu dia 9 de outubro, aos 76 anos. Natural de Guarara, filho de Perciliana de Souza e Miguel Nassife. Residia na Rua Otávio Cassiano da Silva (Vivinho), em Bicas, cidade onde foi sepultado.
SIDNEY CORRÊA PACHECO faleceu dia 05 de outubro, aos 93 anos. Natural do Rio de Janeiro/RJ, filho de Amarylis Corrêa Pacheco e Alfredo Pereira Pacheco. Residia na Rua Gumercindo Frade, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
RAIMUNDO OLIVEIRA faleceu dia 4 de outubro, aos 70 anos. Natural de Tocantins/MG, filho de Isabel Pires de Oliveira e Constantino de Oliveira Neto. Residia no Bairro Gilson Lamha, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
TANCREDO VIEIRA DA CUNHA faleceu dia 2 de outubro, aos 79 anos. Natural de Juiz de Fora, filho de Olinda Scarlatelli Vieira da Cunha e Tancredo Vieira da Cunha. Residia na Rua Engenheiro Pedro Drumont, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
PEDRO GUILHERMINO NETO faleceu dia 29 de setembro, aos 99 anos. Natural de Maripá de Minas. Filho de Noemia Guilhermino e José Almerindo Guilhermino. Residia na Av. Brasília, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
THELMA NUNES ALHADAS
Faleceu dia 27 de setembro, aos 91 anos. Natural de Bicas, filha de Carmem Marra Nunes e Francisco Nunes Filho. Residia na Rua Péricles de Mendonça, em Bicas, cidade onde foi sepultada. Era casada com Ary Fernandes Alhadas (falecido). Filhos: Norma, Ary Sérgio (falecido), Marília, Cecília, Marta e Luiz Cláudio. Deixa onze netos e quatro bisnetos.
AGOSTINHO ALVES DOS SANTOS
Faleceu dia 25 de setembro, aos 95 anos. Natural de Bicas, filho de Leonor Ferreira dos Santos e Antônio Alves Pereira. Residia na Rua Lucas Proença, em Bicas, cidade onde foi sepultado. Deixou os filhos Márcia, Marília, Marta e Cézar, nove netos e quatro bisnetos.
Empreendedor e visionário, atuou principalmente no comércio de Juiz de Fora (Imperial Lanches e outros) e Bicas (Churrascaria Espigão e outros). Foi vice-prefeito de Bicas, no período de 1973/1076.
Por ocasião do seu falecimento, recebeu a seguinte homenagem da Prefeitura e da Câmara Municipal de Bicas:
A Prefeitura Municipal de Bicas, junto da Câmara Municipal de Bicas, vem por meio deste prestar homenagem póstuma ao Sr. Agostinho Alves dos Santos.
“É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do Sr. Agostinho Alves dos Santos, aos 95 anos de idade. Neste momento de grande dor e tristeza, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos enlutados, em especial aos filhos César Prata dos Santos e Marília Prata dos Santos.
O Sr. Agostinho Alves dos Santos viveu uma vida longa e repleta de experiências, deixando um legado de sabedoria e amor para todos que tiveram a honra de conhecê-lo. Sua partida deixa um vazio em nossos corações, mas também nos lembra da importância de celebrar a vida e as memórias que ele deixou conosco.
Nossos pensamentos e preces estão com a família neste momento difícil. Que encontrem conforto na lembrança dos momentos felizes compartilhados com o Sr. Agostinho e na certeza de que ele descansa em paz.
Que a luz divina guie o Sr. Agostinho Alves dos Santos em sua jornada eterna e que ele encontre serenidade merecida após uma vida bem vivida.”
Texto de Marcelo N. Jardim, vereador, parte do Requerimento nº 93/2023 – Ao presidente da Câmara Municipal de Bicas – Joel Milão Filho, em pedido que fossem consignados votos de pesar aos familiares, no dia 02 de outubro de 2023.