Obituário
DILZA MATOS DE SOUZA
Faleceu dia 05 de dezembro, aos 85 anos. Natural de Bicas, era irmã dos saudosos Sebastião, Eurídice, Homero, Renato e Hélio Márcio Matos de Souza. Cabeleileira de destaque em nossa cidade por muitos anos, desfrutada da estima de todos que com ela conviveram. Sepultada em Bicas.
CELIO FERREIRA DA FONSECA
Celio Ferreira da Fonseca: um apaixonado pelas montanhas verdes que abraçam Maripa
Esta semana tem serenata no céu. As 11 horas da manhã desta segunda-feira dia 5 de dezembro de 2022, partiu em sua última jornada, meu pai, Celio Ferreira da Fonseca, cercado pela esposa Cléa Maria de Almeida Fonseca, seu filho Celio Ferreira da Fonseca Filho e as filhas Ana Maria, Cristina, Regina e Cleia. Painho, como o chamávamos, primeiro engenheiro formado de Maripá, nasceu numa família humilde, numa casa, no meio de um cafezal, na Fazenda da Serra, propriedade de seu avô, Capitão Avelino Martins, no dia 5 de Abril de 1928. Filho de Maria Maximiana Lara de Jesus e Elysio Ferreira da Fonseca. Sua primeira paixão foi a música, semeada pela Banda de Música da Fazenda da Serra, cujo maestro era o Sr. Jose Caetano de Oliveira, escrivão no Distrito de Maripá. Nas palavras de meu pai, “Era uma música, simples e inocente, tocada ou cantada mais para o deleite de quem tocava (…) saiamos noite adentro, conversando, parando em qualquer ponto. Cada morador tinha uma canção preferida e os artistas então iam improvisando serenatas, muitas vezes regadas por cafezinho e broas, reforçando laços de amizades verdadeiras e desinteressadas.” Ao ouvir uma palestra de um engenheiro convidado pela sua professora no Grupo Escolar Ferreira Marques de Guarará, a Dona Laurinha (Laura de Alvim Tostes), passou a perseguir também um outro sonho: se tornar um engenheiro, sonho que realizou ao se formar na Escola Nacional de Engenharia do Rio De Janeiro em 1959. Obteve o mestrado em Engenharia e Petróleo nos Estados Unidos e foi gerente de produção de petróleo em sua querida Petrobras durante anos. Os ensinamentos de ética e os valores espirituais ministrados pela sua amada mãe o tornaram um verdadeiro pilar de coerência ao longo de seus 94 anos e 8 meses de vida. Ao se aposentar, retornou a sua primeira paixão, as montanhas e a música de Maripá. A fazenda Boa Sorte e as visitas aos seus queridos irmãos e irmãs na região de Maripá, Bicas e Guarará propiciaram as suas maiores alegrias na terceira idade. Junto ao irmão Sinval, gêmeo de alma na paixão pela música, e outros fundaram a Lira Maripaense, um espaço voltado ao gosto da música e a expressão cultural e pelos valores de ética, respeito e bondade. Foi sepultado ao lado dos irmãos Sinval e Tião, no cemitério municipal de Maripá, num encontro misturado de tristeza, recordação de lindas estórias e, principalmente, de muito amor da família que tanto amava. Temos um novo intercessor no céu. Quem sabe, em dias de silêncio e quietude em Maripá, vamos ouvir o som de sua flauta em nossos corações? Obrigada meu querido paizinho.
Cristina Fonseca Gramling
ANTÔNIO EURICO ALHADAS CÂNDIDO faleceu dia 02 de dezembro, aos 70 anos. Natural de Bicas, filho de Lindaura Alhadas Cândido e Waldonier Cândido. Residia na Rua Artur Bernardes, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
JOSEFINA MACHADO REZENDE faleceu dia 26 de novembro, aos 85 anos. Natural de Maripá de Minas, filha de Ambrozina Maria da Conceição e Horácio Silvestre Machado. Residia na Rua Arthur Bernardes, em Bicas, cidade onde foi sepultada.
NILO MEDEIROS NARCISO (ITE) faleceu dia 23 de novembro, aos 93 anos. Natural de Bicas, filho de Maria de Medeiros Sarto e Luiz Medeiros Narciso. Deixou os filhos Nilo, Nélio, Nilton, Nortinho, Neuzália e Norminha, netos e bisnetos. Era muito estimado por todos que o conheceram. Residia na Rua Presidente Getúlio Vargas, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
NAIR VALERO faleceu dia 17 de novembro, aos 73 anos. Natural de Rochedo de Minas, filha de Ana Valero e José Valero. Residia na Rua Clarimundo de Oliveira, em Bicas, cidade onde foi sepultada.
PAULO DE SOUZA COSTA faleceu dia 14 de novembro, aos 60 anos. Natural de Leopoldina, filho de Maria Aparecida de Souza Costa e José Vicente Costa. Residia na Rua Francisco Padula, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
MARILENE ALMEIDA FLORA CALIL
Faleceu dia 08 de novembro, aos 72 anos. Natural de Pequeri, filha de Maria Helena de Almeida Flora e Geraldo Cortes Flora. Residia na Rua Adelino Marques Sampaio, em Santa Helena. Sepultada em Bicas.
DIMAS TADEU MARQUES DE SÁ faleceu dia 31 de outubro, aos 63 anos. Natural de Paiva, filho de Maria de Lourdes Marques de Sá e Francisco Augusto de Sá. Residia na Rua Padre Manoel Pires Pereira, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
ELIANE MARIA DE OLIVEIRA faleceu dia 31 de outubro, aos 62 anos. Natural de Bicas, filha de Luzia de Oliveira. Residia na Rua Tiradentes, em Bicas, cidade onde foi sepultada.
ADILSON DOLAVALE faleceu dia 27 de outubro, aos 54 anos. Natural de Guarará, filho de Maria José Leite e João Dolavale. Residia na Rua Antônio Corrêa de Oliveira, em Bicas, cidade onde foi sepultado.
SELMA MARIA BARBOSA DE OLIVEIRA faleceu dia 24 de outubro, aos 80 anos. Natural de Mar de Espanha, filha de Ernestina Pereira Barbosa e Rufino Barbosa. Residia na Rua Aura Aliada Pereira Lamha, em Bicas, cidade onde foi sepultada.
ADRIANO MESSIAS DE SOUZA faleceu dia 20 de outubro, aos 54 anos. Natural de Bicas, filho de Maria José dos Santos Souza e Sebastião Messias de Souza. Residia na Rua Joaquim Fernandes Alhadas, em Bicas, cidade onde foi sepultado.