Bicas e Guarará: autoridades se reúnem para diminuir o crescimento da pandemia
Autoridades de Bicas, Guarará e lideranças da sociedade civil se reuniram, na sala do Tribunal do Júri, dia 26 de maio, com o objetivo de buscar uma solução para os problemas da propagação da Covid-19.
Inicialmente, foi apresentada uma análise matemática da situação com uma compilação dos dados das contaminações, ocorridas até o dia 21/05/2021. Trabalho realizado voluntariamente pelo biquense Ricardo Rossi.
Nas exposições gráficas apresentadas, foram demonstradas os níveis diários de contágio em Bicas, baseados em dados oficiais. Para isso, esteve em análise o período de 01/03/2021 até 21/05/2021. A comparação das médias móveis de três semanas anteriores, a cada data, foi adotada como métrica. Dessa forma, restou demonstrado a evolução da curva de crescimento na cidade.
Na abordagem feita, ficou comprovado que Bicas saiu de uma média móvel aproximada de 6 pessoas contaminadas por dia, em 01/03/2021, para 16, no dia 21/05/2021. Isso demonstra um crescimento acelerado e, especificamente no mês de maio, muito acima da média. Por esse motivo, houve a necessidade da realização do encontro.
Uma das análises extraídas das exposições apresentadas, foi o cálculo da letalidade do vírus em Bicas, referente ao dia 21/05/2021. Neste dia, constavam nos registos, 35 óbitos, para um total de 1240 contaminados. Com as informações, verificou-se que a letalidade do vírus em Bicas estava em 2,82%, na referida data, o que equivale a aproximadamente três óbitos para cada 100 pessoas que contraíram a doença. Um dado importante para reflexão da sociedade.
Baseado nas informações preditas, foram iniciadas abordagens de soluções do problema. Como ponto de partida para controle da situação, as autoridades presentes iniciaram uma discursão, procurando meios de conter a circulação de pessoas contaminadas e de pessoas sem alguma proteção. Houve um consenso geral que seria necessário utilizar a legislação penal vigente, para atacar o problema, uma vez que só por intermédio do apelo à população para seguir os protocolos atinentes à pandemia, não estavam sendo suficientes para amenizar as consequências da doença.
Assim sendo, o juiz de Direito da Comarca, Ricardo Domingues de Andrade, a representante do Ministério Público, Carolina Andrade Borges de Mattos, o Prefeito de Bicas, Helber Marques Correa, e o Prefeito de Guarará, José Maurício de Sales, decidiram iniciar uma campanha educativa, abordando pessoas que, por exemplo, estiverem circulando sem máscaras, com o objetivo de lhes demonstrar a necessidade de se prevenirem da doença. Caso as pessoas abordadas pela Polícia Militar e pelos fiscais da prefeitura, persistam no comportamento inadequado, a elas serão aplicadas o rigor da lei.
Quanto às pessoas contaminadas que estão circulando pelas ruas, o juiz e a promotora de Justiça deixaram bem claro que elas estão cometendo crime e que os fiscais da prefeitura não precisam de Boletim de Ocorrência para denunciarem os infratores ao Ministério Público, que tomará as medidas judiciais cabíveis.
Como medida final, os prefeitos e a Polícia Militar se comprometeram a criar um canal de comunicação para dar agilidade e celeridade às ações, a fim de possibilitar a apuração das denuncias o mais rápido o possível.
Conclusão: todos foram unânimes no sentido de que é preciso agir rapidamente para que não se perca o controle da pandemia, principalmente, nas cidades de Bicas e Guarará.