O que é cultura e como ela pode modificar a sociedade
Para uns ela é primordial. Para outros, uma verdadeira incógnita. A cultura deixou de ser um acúmulo de costumes e rótulos e ganhou um papel muito mais incisivo na sociedade atual. Mas qual é este papel?
A cultura de um povo sempre foi vista como a sua memória, seus costumes, crenças, técnicas e celebrações. Com o passar do tempo, o ar tradicionalista que sempre acompanhou o termo em questão passou a dividir espaço com um toque de vaidade e status social. Fazer parte da cultura geral já não era mais suficiente para se ter alguma cultura; era preciso ser cult.
Este é um termo refinado destinado àquelas pessoas que leem de tudo, sabem de tudo, conhecem todos os pintores, mas, no fundo são carentes da cultura viva que brota das mais improváveis fontes de cada cidade ou vilarejo. Cultura, na verdade, é a nossa essência. É o nosso modo de agir e de interpretar o mundo. Além dessa fronteira, damos o nome de conhecimento.
Mas como tal elemento tão particular e ao mesmo tempo tão generalizado pode modificar o meio em que vivemos? Existem duas formas de mudar o mundo: mudando a forma com que o vemos ou mudando o modo com que ele se apresenta para nós. Somos constantemente influenciados e influenciadores. O que transmitimos através de nossas ações diárias diz muito mais sobre nós do que qualquer discurso autobiográfico.
Os elementos compõem o meio e o meio é um retrato de cada elemento. Saber como algo pode modificar um todo, é como imaginar uma comida sem sal. Nós não o vemos ao saborearmos o mais lindo prato, mas sabemos se ele foi utilizado e em quais proporções pelo sabor que produz.