JUCYLENE MACHADO CAMBRAIA
Faleceu dia 25 de julho na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, aos 84 anos.
Natural de Maripá de Minas, descendente da tradicional família Machado daquela cidade, era viúva de Dirceu Cambraia e deixa as filhas Olívia, Ana Paula e Aline, os netos Hugo, Rafaela, Elisa, Vinícius e Lucas, e a irmã Thereza Machado Quintela, residente no Rio de Janeiro.
Normalista, Jucylene atuou no magistério lecionando em Maripá de Minas, Bicas e Juiz de Fora, onde se aposentou.
Amorosa e amiga, alegre e participativa, além de filha, mãe e esposa exemplar, dedicava um carinho especial a todos os familiares, principalmente às suas tias, tanto nos momentos de alegria quanto nos problemas de saúde, quando ela sempre estava disponível. Sua casa sempre esteve aberta para todos.
Os primos e seus descendentes a chamavam carinhosamente de “Dinha”, em retribuição a dedicação que ela sempre teve para com eles.
Deixa uma saudade imensa em todos os seus familiares e amigos.
Sepultada no Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora.
MAURA MARIA DE RESENDE faleceu dia 24 de julho, aos 66 anos. Natural de São João Nepomuceno. Filha de Mariana Maria da Silva e José Ribeiro de Resende, residia na Rua Viriato Catão, em Bicas. Sepultada em Bicas.
AMÉLIA FERREIRA DA ROCHA CÚGOLA faleceu dia 23 de julho, aos 99 anos. Natural de Guarará. Filha de Jovina Ferreira da Rocha e Manoel da Rocha Pinto, residia na Rua Santa Fé, em Bicas. Sepultada em Bicas.
JOSÉ RUELLA DE OLIVEIRA faleceu dia 20 de julho, aos 72 anos. Natural de Pequeri. Filho de Merces Gonçalves Pacheco e Geraldo Ruella de Oliveira, residia na Rua Aquiles de Paula, em Bicas. Sepultado em Bicas.
INÁ MACHADO POSSAS ARAÚJO
Faleceu dia 12 de julho em Juiz de Fora, onde residia, aos 98 anos.
Natural de Maripá de Minas, filha de Dª Olívia Ferreira Machado e Cel. Bertholdo Garcia Machado e irmã de Walter, Murilo, Moacyr, Conceição, Milton, Auta, Rubens, Lauro, Zilá (já falecidos) e Oiára Ferreira Machado.
Viúva do farmacêutico Eurico Possas Araújo, deixa as filhas Amarilis, casada com Sidney Jorge Haddad e Amarilda, as netas Tathiana, Priscila e Carolina e os bisnetos Iúri, Mila e Giovana. O filho, Amauri, faleceu recentemente.
Residiu em Bicas durante muitos anos, tendo uma participação ativa nas atividades sociais e filantrópicas de nossa comunidade, atuando em várias campanhas que arrecadavam donativos para as instituições, principalmente para o Hospital São José.
Sempre alegre e participativa, se destacava também pela sua elegância, sendo várias vezes escolhida entre as mais elegantes, nos concursos realizados pela sociedade biquense, nas décadas de 60 e 70.
Apesar de residir em Juiz de Fora, sempre se interessou e participou dos acontecimentos de Bicas, sendo inclusive uma presença de destaque no baile comemorativo dos 100 anos de O Município, em abril de 2016. Era assinante e leitora assídua deste do jornal.
Esposa, mãe avó e bisavó amorosa e dedicada, Dª Iná deixa uma lacuna para seus familiares e amigos.
Sepultada em Bicas.
DIVINO JOSÉ CLÁUDIO FILHO faleceu dia 12 de julho, aos 72 anos. Natural de Rochedo de Minas. Filho de Oscarina Resende Barbosa e Divino José Cláudio, residia na Rua Francisco Padula, em Bicas. Sepultado em Bicas.
SOFIA RIBEIRO DE ALMEIDA faleceu dia 11 de julho, aos 94 anos. Natural de Bicas. Filha de Laura Jerônimo de Oliveira e Evaristo Ribeiro da Silva, residia na Rua Garcia Passos, em Bicas. Sepultada em Bicas.
JORGE FRANKLIN ALVES FELIPE
Faleceu dia 09 de julho, no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, aos 68 anos. Natural de Bicas, onde foi sepultado, no dia 10 de julho, às 11h. Filho de Nilza Alves Felipe e do saudoso Said Felipe, era irmão de Geraldo, Blandina, Maria Helena (falecida), Maria Tereza e Said Jr. Deixou, ainda, a esposa Maria, os filhos Rômulo, Franklin e Karina e os netos Matheus e Sophia.
Nota de pesar pelo falecimento do juiz Jorge Franklin Alves Felipe /AMAGIS (Associação Mineira dos Magistrados)
É com profundo pesar que a Amagis comunica o falecimento do juiz aposentado Jorge Franklin Alves Felipe. Não haverá velório, e o sepultamento, que será restrito aos familiares, ocorrerá nesta sexta-feira, às 11h, na cidade de Bicas.
Especialista em Direito Previdenciário e autor de diversos livros sobre o tema, Jorge Franklin sempre esteve ao lado da magistratura e desenvolveu diversas ações em prol da classe. Por várias vezes esteve na Amagis para palestras e debates sobre a reforma da previdência e seus impactos na Magistratura. “Perdemos um ícone no associativismo”, disse o presidente da Amagis, desembagador Alberto Diniz.
Jorge Franklin atuou na magistratura por 24 anos, foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora; advogado em Minas Gerais; Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Jusprev; colunista do Diário Regional de Juiz de Fora, e autor de diversas obras jurídicas, dentre elas: Relacionamentos Afetivos nos Direitos Civil e Previdenciário (Editora GZ, Rio); Teoria e Prática do Direito Previdenciário (Editora Del Rey, BH) e O Servidor Público e seu Regime Próprio de Previdência (Editora Forum, BH).
Nota publicada neste domingo, dia 13/07/2020, no jornal Tribuna de Minas, Coluna Cesar Romero
Registro
São muitas as manifestações de pesar pelo falecimento do juiz aposentado Jorge Franklin Alves Felipe (68 anos). Mineiro de Bicas, ele foi professor da UFJF, diretor do Fórum, destacado advogado e autor de diversos livros sobre Direito Previdenciário.
A propósito
A coluna ouviu quatro advogados que manifestaram admiração pelo magistrado e tristeza pela perda irreparável.
Valério Ribeiro: “Jorge Franklin era um professor a quem muito respeitava. Em sua palestra, certa vez, me ensinou que para ser um bom orador são necessários quatro requisitos: conhecimento, convicção, coragem e emoção. Nunca mais esqueci a lição”.
Homero Gonçalves Neto: “recebi com muita tristeza a notícia, ele era muito querido. Um grande professor e colega, que tinha a humildade de sempre ouvir, o prazer de ensinar e a grandiosidade de dividir o mérito das vitórias, nos casos que trabalhamos juntos”.
Ricardo Fortuna: “era um juiz de fino trato, destacado jurisconsulto, o sol e a bússola de todos os estudiosos do Direito. Ser humano inigualável, uma unanimidade de pessoa. Deixa muita saudade”.
Alexandre Elias Ferreira: “Homem incomum, que honrou e dignificou a magistratura mineira. Professor amado, ser humano com extremado verniz cultural e sensibilidade única. Advogado forte e combativo, reconhecido por seus pares pelos dotes jurídicos e humanísticos. Ele ainda amealhava as características de ser um exímio jogador de peteca e, o principal, pai amoroso de três grandes profissionais do Direito que fortalecem a expressão: ‘o fruto não cai longe do pé’. Meu carinho e agradecimento pela convivência com um ser tão nobre e que as suas famosas gotas de espiritualidade tornem mais verdes os jardins do paraíso!”
MARIA HELENA MARCIANO SILVA faleceu dia 08 de julho, aos 68 anos. Natural de Bicas. Filha de Ereny Neves Marciano e Norival Marciano, residia na Rua Rua Gil Marques, em Bicas. Sepultada em Bicas.
OSMANI AMANDO DE BARROS faleceu dia 07 de julho, aos 77 anos. Natural do Rio de Janeiro, filho de Eurídice Januário Barbosa de Sá e Artur Vitaliano de Barros, residia na Rua Getúlio Vargas, em Bicas. Sepultado em Bicas.
CONCEIÇÃO MACIEL DA COSTA faleceu dia 05 de julho, aos 96 anos. Natural de Guarará. Filha de Gertrudes Faustina de Jesus e Maciel José da Costa, residia na Rua Santa Tereza, em Bicas. Sepultada em Bicas.
MARIA ESTER DIAS ROCHA faleceu dia 03 de julho, aos 77 anos. Natural de Maripá de Minas. Filha de Ercília Dias da Rocha e Ademar Rocha, residia na Rua Flora Salgado Alhadas, em Bicas. Sepultada em Bicas
RONALDO HACK FRANÇA faleceu dia 29 de junho, aos 69 anos. Natural do Rio de Janeiro. Filho de Zélia Hack França e Manoel Fernando Roderjan França, residia na Rua Necésio Silva, em Bicas. Sepultado em Bicas.