Do nosso leitor João Francisco Marques Carvalho, residente em Florianópolis/SC, recebemos a seguinte mensagem:
Prezado Dr. José Maria Veiga,
Seguem em anexo duas fotografias do meu pequeno acervo de família que enriquecem a História de Bicas, cujo texto submeto à sua apreciação para inclusão no jornal O MUNICÍPIO.
Na primeira foto “FOTO JOÃO FRANCISCO 1” se vê na primeira fila à esquerda, meu tio Armando Rodrigues de Carvalho (português de Casal Sancho, distrito de Viseu, que chegou a Bicas por volta de 1905 junto com seu pai, meu avô, Francisco Rodrigues Carvalho, trazidos pelo Capitão Guimarães para trabalharem na Leopoldina Railway). Meu tio retornou para Portugal em 1925 após a morte do meu avô em 1919 em Bicas. Na mesma fila, à direita, se vê o Sr. Xisto Cortat. Na fila do meio, à direita, se vê o Honestaldo, craque da época. Na fila de trás à esquerda o Sr. Correa e o da direita era o Sr. Queiroz. A foto é de 03/04/1921 quando o time deles, o Serrano Operário Football Club venceu um time de alfaiates por 3 x 1, numa “pugna” realizada. Toda esta informação foi colhida junto à minha mãe, Luizinha, já falecida.
Na segunda foto “FOTO JOÃO FRANCISCO 2” se vê na segunda fila, da direita para a esquerda, meu tio Gumercindo Silva, marido da minha tia Marianna Marques Silva chefe da Agência Postal de Bicas por mais de 40 anos. Ao seu lado, meu tio João Orlando, alfaiate, natural de Guarará, marido da minha tia Maria Marques Orlando. Eram residentes em Juiz de Fora. Ao seu lado, de novo, meu tio Armando Rodrigues Carvalho, português de Casal Sancho, distrito de Viseu. A foto é de 10/10/1925.
Aceita-se sugestão para identificação dos demais “players” como se dizia na época!
Grande abraço a todos.
João Francisco Marques Carvalho
Florianópolis/SC