Os dados publicados no obituário são gentilmente cedidos pelo Cartório de Paz e Registro Civil da Comarca de Bicas ou enviados para o e-mail do jornal pelos familiares.
CARMEM FONSECA LAMHA
Faleceu dia 05 de junho na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, aos 90 anos. Natural de Bicas, filha do saudoso casal Dª Ivonilde – Sr. Olavo Clemente da Fonseca, era irmã de Joel e Noé, residentes em Bicas, Regina (residente em Belo Horizonte) e Antônio (já falecido).
Viúva de Karin Lamha, deixou os filhos Ronaldo, Renato, Carmem Lúcia e Karina, além de seis netos. Dª Carminha participou ativamente na comunidade biquense na área social e nas atividades filantrópicas, tendo atuado em inúmeras campanhas em benefício de entidades de nossa cidade.
Alegre e participativa, gostava de receber com carinho e satisfação seus parentes e amigos para desfrutarem dos deliciosos pratos da cozinha árabe, principalmente, quando comemorava seu aniversário. Ela sempre aproveitava. Adorava casa cheia e uma boa caipirinha. Espírito jovem, gostava de uma boa conversa e participou durante muito tempo da animada turma da hidroginástica. Fica a saudade para os amigos. Sepultada em Bicas.
SEBASTIÃO HIPÓLITO DO NASCIMENTO faleceu dia 03 de junho, aos 87 anos. Natural de Juiz de Fora. Filho de Maria de Jesus Nascimento, residia na Rua Joaquim Fernandes Alhas, em Bicas. Sepultado em Bicas.
SEBASTIÃO FRANCISCO DA SILVA faleceu de 30 de maio, aos 75 anos. Natural de Senador Cortes. Filho de Maria José da Silva e Belmiro Francisco da Silva, residia na Rua Clarimundo de Oliveira, em Bicas. Sepultado em Bicas.
JOSÉ PERENCIOLO faleceu dia 28 de maio, aos 72 anos. Natural de Maripá de Minas. Filho de Maria de Lourdes Moutinho e João Ricardo Perenciolo, residia na Rua José Varanda, em Bicas. Sepultado em Bicas.
FRANCISCO CURZIO MONTEIRO DA SILVA (Chico Curzio)
Faleceu dia 25 de maio em Queimados, Rio de Janeiro, aos 62 anos. Natural de Bicas, onde passou sua infância e juventude, era filho de D. Elce Cúrzio Monteiro da Silva e do Dr. Hélio Monteiro da Silva, cirurgião dentista e ex-prefeito de Bicas (falecidos), era irmão de Hélio, Matheus (já falecidos) e da Dra. Lúcia Cúrzio Monteiro da Silva Filgueiras, cirurgiã-dentista, residente em Juiz de Fora. Deixa dois filhos: Rafael e Felipe.
Formado em Medicina, pela UFJF, há vários anos dirigia uma clínica em Queimados/RJ, onde era reconhecido por todos, não só pela excelência profissional, como também pelo carinho com que tratava seus pacientes
Dublê de médico e musicista, além de desportista, criou o selo Alpendre e deixou inúmeras obras musicais.
Na década de 1990, gravou os discos “Alpendre” (1991), que incluiu um texto assinado pelo guitarrista do jazz norte-americano Joe Pass (de quem chegou a ser presenteado com uma guitarra), “Traços na parede” (1994) e “Nuances” (1997), que trouxe um texto de apresentação do guitarrista norte-americano John Pisano, que destaca: “Sua técnica de guitarra é excepcional e minhas peças favoritas são as solo, tanto pela execução quanto pela composição”.
Mensagem de seu filho Dr. Rafael:
Meu pai sempre foi uma pessoa alegre, que dava importância as coisas realmente preciosas da vida. No meio dos seus documentos importantes encontrei fotos de maratonas, publicações sobre sua música, algumas medalhas de corridas, fotos do surf. Não encontrei nenhuma preocupação. Ele viveu do jeito dele, tão feliz quanto conseguiu. Poucos viveram uma vida tão plena. Obrigado pai, por todo o aprendizado, por me mostrar o que realmente importa na vida. Espero que você já esteja cuidando de todos nós aí do lado de Deus.
CLÁUDIO MANOEL DA COSTA faleceu dia 25 de maio, aos 75 anos. Natural de Bicas. Filho de Rita Geralda da Costa e Sebastião Manoel da Costa, residia na Rua João Paulo II, em Bicas. Sepultado em Bicas.
JOÃO INÁCIO DA SILVA faleceu dia 22 de maio, aos 77 anos. Natural de Bicas. Filho de Maria das Dores Silva e Manoel Inácio da Silva, residia na Rua Olegário Maciel, em Bicas. Sepultado em Bicas.
VALÉRIA DE OLIVEIRA LANNA
Faleceu dia 22 de maio, em Vitória/ES, aos 63 anos. Natural de Bicas, era filha de Suely de Oliveira Lanna e Clévile Cunha Lanna (falecido), e irmã de Emerson Cunha Lanna e Vânia de Oliveira Lanna (falecido).
Viveu a sua infância e juventude em nossa cidade. Posteriormente, passou a residir no Rio de Janeiro e nos últimos anos em Vitória/ES, sempre prestigiando nosso jornal como leitora e assinante.
Valéria era artista plástica e marcava pela sua alegria, simpatia e cordialidade. Deixa a filha Zaíra, a mãe Dª Suely, o irmão Emerson Lanna e o tio Ulisses Cardinelli de Oliveira. Sepultada em Vitória/ES.
EMÍLIA FARHAT MEDEIROS NARCISO
Faleceu em Bicas dia 21 de maio. Membro da tradicional família Farhat, filha de Ássima e Salim Farhat, era irmã de Emil, Sakina, Ática, Dad, Munira, Suade, Chicre (todos já falecidos) e Laila Farhat Araújo. Viúva de Luiz Medeiros Narciso Filho, deixa os filhos Willian e Luiz Carlos. Filha, esposa e mãe exemplar, Dª Emília deixa na saudade seus familiares e amigos. Sepultada em Bicas.
HEBE VIGGIANO ROCHA faleceu dia 21 de maio, aos 92 anos. Natural de Guarará, filha de Aída de Assis Viggiano e Angelo Viggiano, residia na Rua Zima de Souza Moreira, em Bicas. Sepultada em Bicas.
PADRE ANTÔNIO JOSÉ GABRIEL
Padre da Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Aventureiro/MG, faleceu dia 17 de maio, aos 72 anos, vítima de latrocínio.
Sua morte deixou consternados todos que com ele conviveram: um ser humano justo, coerente e inconformado com as injustiças sociais.
Natural de Juiz de Fora, filho dos saudosos Dª Elza e Elias Gabriel, deixa os irmãos Miguel Gabriel e Fátima Gabriel Alvim.
Passou sua infância em Maripá de Minas, onde estudou o curso primário e atualmente residia em um sítio de sua propriedade, desde a aposentadoria na UFJF.
Era formado e tinha mestrado em filosofia, pela UFJF, e doutorado em teologia, pela PUC/RJ.
Trabalhou muitos anos, a partir de 1978, na UFJF, como professor, secretário, chefe do Departamento de Ciência da Religião e Diretor do ICH, de 1994 a 1998.
Padre Antônio José Gabriel foi ordenado padre da Diocese de Leopoldina em 21 de abril de 1994, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Além Paraíba. Recentemente, havia celebrado 26 anos de vida sacerdotal.
Foi Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe durante muitos anos, contribuindo para a formação de inúmeros presbíteros da Diocese de Leopoldina.
Foi pároco na Paróquia Mãe de Jesus em Angustura e por muitos anos estava na Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Aventureiro, onde celebrou uma missa transmitida pelo Faceboock no último domingo.
Sepultado em Juiz de Fora.
MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DE DOM EDSON ORIOLO PELA MORTE DO PADRE ANTÔNIO JOSÉ GABRIEL
Ao clero, religiosos, religiosas, familiares do Pe. Gabriel e a todo o Povo de Deus da diocese de Leopoldina!
Estamos vivendo um momento de muita tristeza na caminhada de nossa Igreja Particular. Recebo a notícia do trágico falecimento de um dos padres da diocese: o Pe. Gabriel. Penso nas palavras de Jesus a Pedro: “Eu orei por ti” (cf. Lc 22,32) e sei que Deus, pelas mãos carinhosas de Nossa Senhora, jamais desamparou esse seu filho dileto.
Recém-empossado na diocese, não cheguei a privar de sua convivência, mas sinto uma grande consternação pela sua morte repentina e violenta.
Solidarizo-me com a família, o Povo de Deus de Santo Antônio do Aventureiro e todos os seus muitos amigos. Muito particularmente, manifesto meus sentimentos aos padres da diocese, irmãos e amigos do Pe. Gabriel, e que se angustiam com essa notícia tão cruel.
Agradeço ao bom Deus pelos muitos trabalhos do Pe. Gabriel, por tudo que ele foi como pessoa e como padre. Pelas suas qualidades e méritos que, certamente, superam em muito seus limites e fragilidades.
Estamos no tempo pascal: convido a todos para meditarmos sobre o mistério da paixão, morte e ressureição de Jesus e renovarmos a nossa confiança na misericórdia de Deus, que é a maior riqueza que D’ele recebemos e devemos anunciar a todo tempo e em toda circunstância.
Dom Edson Oriolo
ADELAIDE CARDINELLI STEPHANI faleceu dia 14 de maio, aos 86 anos. Natural de Pequeri. Filha de Agostinha de Andrade e de Santo Cardinelli, residia na Rua Cel. Souza, em Bicas. Sepultada em Bicas.
MARLENE FERREIRA DA SILVA faleceu dia 14 de maio, aos 79 anos. Natural do Riio de Janeiro. Filha de Idalina Pinto Ferreira e Oswaldo Ferreira, residia na Rua Jair Pereira de Souza, em Bicas. Sepultada em Bicas.
ADALBERTO CURZIO
Faleceu dia 13 de maio, aos 66 anos, em Vila Velha/ES, onde residia. Natural de Bicas, onde morou durante sua infância e juventude, Adalberto era filho dos saudosos Edilce Pena Cúrzio e Milton Cúrzio, e irmão de Marília Cúrzio de Oliveira (falecida), Milton Francisco, Paulo Sérgio (falecido), Marize e Fernanda Maria Cúrzio. Deixa viúva Edna Francischini de Oliveira Cúrzio. Sepultado em Vila Velha/ES.
JORGE PENIDO DA SILVA
Faleceu dia 10 de maio, aos 72 anos. Natural de Bicas, funcionário aposentado da prefeitura de Bicas, Jorge era muito estimado. Desportista, atuou principalmente pelo Leopoldina. Filho de Eurides Penido da Silva e Júlio Miguel da Silva, residia na Rua São Jorge, em Bicas. Sepultado em Bicas.
MIRTES FERREIRA DOS SANTOS faleceu dia 09 de maio, aos 82 anos. Natural de Eugenópolis. Filha de Mabile Geraldo Ferreira e Sebastião Ferreira de Paula, residia da ERua São Jorge, em Bicas. Sepultada em Bicas.
MANOEL DOLAVALE faleceu dia 08 de maio, aos 83 anos. Natural de Maripá de Minas. Filho de Georgina Rocha e Severino Dolavale, residia na Rua João Batista da Silva, em Bicas. Sepultado em Bicas.
CLEBIO LUIZ TRAJANO DE SOUZA faleceu dia 1º de maio, aos 56 anos. Natural de Bicas. Filho de Maria Aparecida de Souza e Luiz Trajano de Souza, residia na Rua Baronesa de Catas Altas, em Bicas. Sepultado em Bicas.