Personagem Bíblica
Alta madrugada, em qualquer tempo, dia e hora, ele é chamado. Nem sempre é caso grave e é de sua competência tratá-lo; mas, o que se deseja mesmo, no fundo, é a sua confortadora presença…
Quem o conhece de perto, sabe que nada o afasta daquilo que ele entende ser um simples dever de cristão, de homem solidário com seu semelhante.
Desambicioso, sincero, sua palavra pesa, tem o valor de sentença irrecorrível. Experiência, o extraordinário bom senso, o fazem amigo de médicos, que estimam sua companhia em algumas intervenções cirúrgicas.
O farmacêutico IVAN DE CASTRO de há muito criou em torno de si uma legenda de bondade, de militância fraterna, incapaz de espertezas, ou mesmo de um gesto de indiferença ao sofrimento alheio.
A cidade o identifica, justamente, como um desses raros cavalheiros: uma espécie em extinção, de homens predestinados.
Se você tem um problema sério, procure o Ivan. Se algo lhe dói fundo e o atormenta, procure o Ivan. Ivan de Castro é a melhor receita, o bálsamo infalível, o coração que acolhe e ampara…
Feliz é a comunidade que pode dispor de gente desse quilate. Todos nós nos sentimos mais seguros e tranquilos, pois sabemos que temos ao lado uma personalidade saída da Bíblia, que vela nosso sono, compreende todos os erros e nos consola e anima sempre.
Ao longo dos anos, quem já não testemunhou momentos comoventes, dessa trajetória humanística que Ivan persegue com tanta fidelidade?
Numa época de egoísmo doentio, de velhacas trapaças e feroz individualismo, onde a ganância mostra todas as suas garras, e não tem mais qualquer cerimônia, convém que exaltemos esse alto exemplo de vida, que nos veio de Pequeri, e que Bicas, em hora sábia, adotou como filho.
Ivan de Castro nos reconcilia com o gênero humano, e sustenta nossa fé nas horas vacilantes e cruéis.
Mais do que um grande livro, que conforta, orienta e instrui, você, Ivan, todos os dias escreve páginas imortais de beleza e calor humano.
(Publicado no jornal O MUNICÍPIO, de 21 de fevereiro de 1983)