Uma volta no tempo XXIII

Em casa, de bobeira e tal… Achei um pouco da vida de mais um saudoso grande homem que muito contribuiu para o progresso de Bicas, em várias áreas. A nota foi publicada originalmente na Coluna do Zé Arnaldo, na internet, em 12/02/2003. 

Antônio (Toninho) Bertelli

Antônio Bertelli, décimo terceiro filho de Bêrtolo Bertelli e Virginia Fávero, descendentes de italianos, nasceu no distrito de São João Nepomuceno, num local chamado “Caixa D’Agua”. Cresceu numa família numerosa de 14 irmãos, residentes na cidade de Guarará, onde morou até o ano de 1954.

Antônio foi criado com simplicidade, porém, a exemplo dos pais, que trabalhavam incansavelmente para manter o sustento da família, cresceu com garra e determinação de vencer na vida. Esta foi a única herança por eles deixada.

Ainda jovem, 25 anos, casou-se com a Maria do Carmo Silva, em 15 de novembro de 1954, na cidade de Aparecida do Norte, onde foram buscar a bênção nupcial da Santa Padroeira, que até hoje abençoa a união.

Em 1957, três anos depois do casamento, abriram um pequeno comércio na rua Artur Bernardes, denominado “Venda Maria Rosa da Silva” (nome da mãe de Carminha, hoje com 86 anos).

Carminha se dedicava à venda, enquanto Toninho trabalhava na Calçados Almirante. Após o expediente na fábrica, colaborava no pequeno negócio que contava somente com o trabalho do jovem casal.

Em 1967, o sr. Oswaldo Cunha adquire uma loja na praça dr. Vicente Bianco e convida a filha e o genro para trabalharem na “Mercearia Santo Antônio”. Inicia-se mais um desafio.

Com a necessidade de acompanhar a demanda do comércio, pequenas reformas são realizadas, e a firma passa então de mercearia para auto-serviço.

Antônio Bertelli é também um homem com visão política e preocupado com o progresso e o bem estar do povo biquense. Em decorrência dessa dedicação, no ano de 1975, é eleito vice-prefeito de Amilcar Verlangieri Rebouças. Atuou brilhantemente até o fim do mandato, não deixando de assistir a família e o negócio.

Com o tempo passando e as mudanças acontecendo, os filhos de Carminha e Toninho vão assumindo a situação. Incansáveis e determinados, abraçaram o ofício com tamanho amor e dedicação que a empresa dá mais um grande salto. Em novembro de 1985, nasce o “Supermercado Santo Antônio”.

No princípio eram treze empregados, mas como o “Santo Antônio” não para, a cada melhoria, esse número vai crescendo. Atualmente, a “Família Santo Antônio” conta com sessenta funcionários, que também são parceiros.

Hoje, orgulhosos de verem concretizados um sonho, o empresário Antônio Bertelli, d. Carminha, filhos, nora, genros e quatro netos formam uma grande família, que unida, sempre agradece a Deus por tudo  que conquistaram.

Dão exemplo de que o amor, o respeito, a honestidade e a generosidade ainda existem e são verdadeiros sentimentos que devemos ter para que a vida cresça sob alicerce firme e seguro.

Fonte: I Feira Cultural do extinto Colégio São José / Bicas