Com 18 anos, vereador mais novo eleito em MG ainda vai fazer o Enem: ‘Trazer os jovens para a política’
Iago Teixeira completou a maioridade quatro meses antes do domingo de eleição, quando conquistou 175 votos em Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes. Interesse pela política foi herdade da avó, a primeira mulher eleita vereadora da cidade de 4.600 habitantes.
Por Juliana Netto, Thaís Fullin, g1 Zona da Mata e TV Integração — Piedade do Rio Grande
27/10/2024 09h09 Atualizado há 26 minutos
Empreendedor, estudante e agora parlamentar, conheça o mais jovem vereador eleito em MG, clicando AQUI.
Piedade do Rio Grande fica no Campo das Vertentes e tem pouco mais de 4 mil eleitores aptos a votar. Para vereador havia 40 candidatos e nove se elegeram, mas foi um deles que chamou atenção: Iago, de apenas 18 anos, foi o vereador eleitor mais novo de Minas Gerais. O título veio com 175 votos.
Nascido em 18 de junho de 2006, Iago Lucinda Teixeira completou 18 anos a menos de quatro meses antes das eleições de 6 de outubro, idade mínima para se candidatar ao cargo.
Na campanha eleitoral, o então candidato do Progressistas (PP) se apresentou como ‘Iago dos Brinquedos’, jovem empreendedor que montou uma empresa de aluguel de brinquedos infláveis e itens de festas. Antes, ajudava o pai na produção de leite e hortaliças e na venda dos itens na cidade. Também auxiliava o tio já falecido em eventos solidários, como distribuição de presentes no Natal.
“Sempre gostei de participar de todas as coisas da escola e participei de vários movimentos e projetos sociais do meu bairro. Em 2022, eu estava com 16 anos e meu primo, presidente do PP, falou que eu daria certo como um vereador e aceitei o convite dele”, explicou o vereador eleito.
Além do incentivo do primo, o gosto pela política tem relação também com a avó, primeira vereadora mulher do município: “Falei que ele é muito criança [para disputar as eleições]. Mas ele disse que iria se candidatar e perguntou se eu não votaria nele. Falei ‘Voto, meu filho, eu saio daqui e vou lá votar pra você”, disse dona Tita, de 84 anos.
Segundo o vereador eleito, ao mesmo tempo em que a avó e outras pessoas o consideram muito jovem para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, outras apontam a pouca idade justamente como diferencial.
“Outras pessoas falaram que tinha que entrar pessoas novas, com vontade de fazer as coisas para o município. Sempre gostei de estar com o povo e ajudar as pessoas e estando lá dentro [da Câmara] posso contribuir mais para a população
Participação também no Parlamento Jovem
Na escola, o aluno do 3º ano do ensino médio também demostra gosto pela vida pública, ocupando o cargo de representante de turma e integrando o colegiado da Escola Estadual Doutor Antônio Batista do Nascimento.
Em 2022, como participante da instituição no Parlamento Jovem, representou o município na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
“Foi um momento de alegria e gratidão por estar representando os alunos da escola e a minha cidade de Piedade do Rio Grande. Foram três dias de muito aprendizado e entretenimento com os colegas de outras cidades”, recordou-se Iago.
Novos rumos em 2024
Em 2024, Iago planeja também estar na universidade, onde pretende cursar direito ou administração. Para isso, se prepara para fazer uma boa prova do Enem, no mês de novembro.
Para ele, o conhecimento de vida acadêmica vai ajudá-lo a se sobressair no Legislativo: “Com certeza, tendo uma formação, ajuda muito a conhecer e entender mais sobre os assuntos, para fazer o certo e debater com os parceiros de Câmara”, avalia.
“O objetivo é estar junto com a população, fiscalizar o Executivo, honrar os 175 votos que eu tive, e me dedicar o máximo que eu posso. Minha campanha não foi baseada em promessas. Em todas as casas que eu chegava sempre prometi trabalho e estar com a população. Chegando lá, vou ver qual direção que irei tomar. Mais sempre penso comigo, trazer os jovens para a política”.