Aos 95 anos, José Braz é eleito em Muriaé para 3º mandato de prefeito
O prefeito mais longevo do país diz que a idade não pesa e sua expectativa é focar nas ações sociais
Por Renan Ribeiro
17/11/2020 às 11h07
Ao final da apuração das eleições municipais realizadas no domingo (15), José Braz (PP) foi a escolha de 23.763 votantes e será o novo prefeito de Muriaé. Braz e seu vice, Marcos Guarino (PSB), de 63 anos, alcançaram 42,80% dos votos. O candidato mais longevo a ocupar o posto de prefeito no Brasil, aos 95 anos, conta que gosta de trabalhar e diz que pretende contribuir muito para o bem-estar da cidade da Zona da Mata mineira.
José Braz fala que está muito feliz com a eleição para o seu terceiro mandato. Ele já esteve à frente do Executivo de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. Ele afirma que é preciso cuidar melhor da cidade e pensar mais nas pessoas. Uma de suas principais preocupações é voltar a oferecer oportunidades de capacitação para o trabalho. Para isso, ele pretende retomar uma série de atividades que foram interrompidas, como os cursos de aprendiz de padaria, de produção de fraldas e vassouras e também de tipografia.
“Vou trabalhar para o social, para as pessoas mais necessitadas, assim como fiz nos nossos dois mandatos anteriores. Os mais necessitados serão os privilegiados na nossa gestão, essa é a ideia.”
O futuro prefeito de Muriaé ainda afirma que começou a trabalhar muito cedo, aos 13 anos, e que não pretende parar tão cedo. “Vou trabalhar feliz, apesar da minha idade. Ela não pesa. Esses 95 anos não pesam. Sou uma pessoa com saúde. Procuro sempre fazer o melhor.” A longevidade, ele explica, vem dos hábitos e da genética. “Minha mãe viveu lúcida até os 105 anos. Eu estou levando a minha vida para viver 120 anos. Enquanto eu viver, quero continuar ajudando a população.”
O segredo, ele divide de maneira serena: “tenho uma alimentação saudável, nunca fumei e bebo muito pouco. É muito fácil. Fumar para quê? Beber demais para quê? Comer demais para quê? Tudo tem que ser feito com respeito, educação e calma”.
Ouvir as pessoas de Muriaé
Para José Braz é fundamental ouvir as necessidades das pessoas de Muriaé. “Temos que conversar com os presidentes de bairros, com as associações, com os clubes de futebol, é preciso ouvir o povo. Temos que dar valor à vontade de todos e tudo volta a funcionar.” Na opinião do gestor, a primeira providência a ser tomada é fazer um grande trabalho de limpeza e revitalização em toda a cidade.
Em seguida, é preciso dar atenção às principais demandas, como a criação de um espaço destinado ao atendimento de mulheres que são dependentes químicas, e a retomada da oferta de serviços de saúde bucal para a população gratuitamente. “Temos certeza da nossa capacidade, de quem vai nos ajudar no trabalho. Vamos fazer a população voltar a sorrir dentro de poucos dias. Se Deus quiser.”
Fonte: Tribuna de Minas